Dieta Detox

Nos últimos anos, muitas dietas tornaram-se populares, no entanto nem todas com o mesmo sucesso, umas mais passageiras, outras muito polémicas e com pouca validade científica.

Algumas dietas da moda são consideradas inapropriadas por representarem riscos significativos para a saúde, uma vez que pretendem o emagrecimento a curto prazo e implicam mudanças radicais no estilo de vida. Estas dietas têm como objetivo alcançar ou manter um peso desejado através da alimentação, mas nem sempre da maneira mais saudável.

As escolhas alimentares podem ser afetadas por uma infinidade de fatores, destacando-se as convicções éticas, religiosas, espirituais, filosóficas, necessidade clínica, desejo de controlar o peso, entre outras.

A dieta detox

A dieta detox baseia-se na necessidade de desintoxicar o organismo para que ocorra remoção de substâncias consideradas inúteis ou prejudiciais.

O regime alimentar da dieta detox envolve uma mudança nos hábitos alimentares na tentativa de perder peso, desintoxicar e eliminar toxinas para que estas não prejudiquem o organismo.

Um regime alimentar detox e é caracterizado pelo elevado consumo de frutas e vegetais; restrição do açúcar, nicotina, álcool, cafeína, alimentos processados e carnes vermelhas; baixo consumo de potenciais irritantes como o milho, trigo, leite e derivados, soja, amendoins e ovos; elevada ingestão de água.

Os riscos da dieta detox

A dieta detox implica a restrição severa de grupos alimentares inteiros, como a carne, o peixe ou laticínios, tornando-se difícil de garantir as necessidades nutricionais e até se pode tornar perigosa se mantida durante um longo período.

As vantagens da dieta detox

No entanto, a dieta detox tem como pontos positivos o incentivo ao consumo de frutas e legumes, alimentos ricos em vitaminas e minerais e excelentes fontes de antioxidantes.

Ou seja, se ponderada pode ser um pontapé de saída para que mude os hábitos alimentares nocivos, tenha mais cuidado com a sua alimentação e isso ao longo do tempo pode ajudar na perda de peso.

Como integrar elementos da dieta detox na sua alimentação

Os sumos detox, inseridos numa alimentação saudável, são uma boa opção e podem ser incluídos no nosso dia alimentar. Por exemplo, depois de um dia de excessos, de um verão repleto de festas ou o simples dia a dia em que não tem tempo para cuidar da sua alimentação, PARE e faça um detox!.

Se pretende fazer um Programa Detox faça-o com consciência, na dose certa e se tiveres dúvidas procure um profissional que o ajude a escolher o melhor Plano Detox para si!

Dinora Bastos
Written by Dinora Bastos
Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação pela Universidade do Porto e com uma Pós-graduação em Nutrição Clínica e o 2º ano do Mestrado de Nutrição Clínica ambos pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Dá apoio em várias clínicas e é Nutricionista no Hospital de Aveiro. Também promove vários workshops, palestras e cursos para diferentes grupos alvo. É autora da página de Facebook "Dinora Bastos – Nutricinista" (https://www.facebook.com/dinorabastoshealthycorner) e do blog “Diário de uma Magra” (http://dinorabastos.blogs.sapo.pt/). Participa também em alguns programas de TV