CrossFit

Se não é adepto nem praticante desta trending activity, com certeza que já ouviu a palavra CrossFit variadíssimas vezes, certo? E nunca sentiu vontade de experimentar ou de, pelo menos, saber do que se trata? Pois bem, sem ter de sair do sítio onde está neste preciso momento, vamos fazer-lhe uma breve descrição do que é o CrossFit e mostrar-lhe alguns dos segredos da actividade física que está na moda um por pouco por todo o mundo.

Em primeiro lugar importa dizer que o CrossFit é uma combinação de ginástica, aeróbica e trabalho com pesos, que visa ajudá-lo a manter o seu corpo em plena forma.

O grande objectivo deste tipo de actividade física é contribuír de forma decisiva para que fique funcionalmente em forma, levando o seu corpo aos limites de maneira a que não só seja saudável, tenha uma saúde de ferro e, claro está, que se sinta e esteja com uma forma física invejável e com a mente limpa e pronta para responder a todos os desafios com que a vida nos brinda e surpreende.

1. A intensidade

No que diz respeito à intensidade deste tipo de treino, se você é daquele tipo de pessoas que gosta de passear tranquilamente pelo ginásio, fazer uns quantos sets de exercícios, pôr a conversa em dia com a malta e depois, calmamente, fazer mais um conjunto de exercícios ligeiros, então o CrossFit vai fazê-lo acordar da moleza a que se tem entregue nos últimos tempos.

2. O esforço

A intensidade é de facto a grande chave para o sucesso desta actividade, mas não podemos deixar de lado o esforço que tem de ser empregue em cada um dos exercícios. Ou seja, se é verdade que a intensidade define o sucesso do seu treino, não é menos verdade dizer que também o nível de esforço exigido em cada exercício é fundamental para que sinta que está de facto a obter resultados com o seu plano de treinos. No CrossFit não há espaço para “saltar” umas repetições, ou para descansos mais longos do que aqueles que o seu corpo precisa depois de um determinado set de repetições… Aqui não tem outra hipótese que não o “dar tudo” em cada treino e empurrar-se a si próprio e ao seu corpo até aos limites.

3. A comunidade

Um ginásio assume-se como um sítio onde as pessoas (todas elas diferentes entre si) se deslocam para se concentrarem em fazer exercício físico (quase sempre diferente). O CrossFit é feito em grupo, em COMUNIDADE, promovendo assim um maior sentido de pertença a um grupo, a uma família, a uma causa. No CrossFit competimos contra nós próprios e não contra os outros. Uma vez que os exercícios são feitos em grupo, a motivação é uma constante e até quem termina em último tem direito a “high-fives” dos companheiros. Tudo isto só se torna possível porque todos os membros do grupo têm o mesmo objectivo: atingir a melhor forma física possível. Este espírito de interajuda, partilha e camaradagem fazem do CrossFit uma experiência única e extremamente viciante.

4. O Personal Trainer

Não está a pensar que tudo isto se passa numa sala cheia de entusiastas do CrossFit sem que haja qualquer supervisão técnica e profissional, pois não? Talvez não seja má ideia pensar em arranjar um PT.

5. A especialidade

Costuma dizer-se que a especialidade do CrossFit é não se especializar em nenhum tipo de exercício específico, ou seja, está sempre a mudar, este facto por si só faz com que o seu corpo e a sua mente não se aborreçam e se distraiam do(s) seu(s) objectivo(s).

6. Os praticantes

As meninas/mulheres são grandes entusiastas deste tipo de exercício. Por isso, se pensava que isto era um exercício só “homens de barba rija”, podemos dizer-lhe que não podia estar mais enganado. 60 a 70% dos praticantes de CrossFit são do sexo feminino. E podem ter a certeza que uma mulher que consiga aguentar as rotinas e baterias de exercícios do CrossFit vai sair muito beneficiada… em todos os aspectos! Por isso meus amigos, se costumam ir ao ginásio e esperam (em vão) que aquela rapariga gira vos pergunte qual é o melhor sítio para treinar… tirem daí o cavalinho da chuva que isso não vai acontecer! Porquê? Simples. Ela já pratica CrossFit!

E você, de que é que está à espera para mudar a sua vida?

Written by Koobby
A Koobby é uma plataforma online para a descoberta e reserva de treinos e experiências de bem-estar. Os Clientes podem descobrir novos Profissionais de Exercício Físico e Saúde, fazer o agendamento online e avaliar os profissionais. Os Profissionais podem criar o seu perfil na Koobby, divulgar o seu trabalho e serviços e ser contratados por novos Cliente e fidelizar Clientes actuais. No futuro teremos mais categorias Profissionais na Koobby. #KoobbyFit