Mindfulness: 5 passos para seguires a tendência do momento

Quando foi a última vez que começaste o dia e aproveitaste os primeiros minutos para pensar em ti, respirar, ou simplesmente espreguiçar com calma, ainda na cama? Se a resposta é que não te lembras, está na altura de introduzires o conceito de Mindfulness na tua vida. Com uma série de famosos adeptos, não seria de estranhar que esta “espécie de meditação” se tornasse rapidamente numa tendência. A prática foca-se na nossa capacidade de concentração e foco nos objetivos, já que passamos, de acordo com os especialistas, cerca de 47% do tempo distraídos. Mas como é que o Mindfulness pode ajudar-nos? Toma nota em 5 passos:

O que pode realmente o Mindfulness fazer por ti?

Atenção, curiosidade e foco são alguns dos pontos que o Mindfulness ajuda a trabalhar e a desenvolver. Através de uma aprendizagem e consciencialização do presente, esta prática irá ajudar a combater a distração constante que o ambiente diário proporciona. Esta modalidade irá, assim, introduzir instrumentos de orientação para direcionar o foco para o que é realmente importante. Com o passar do tempo, irás aprender a relativizar, a reduzir os níveis de ansiedade e a visualizar melhor os teus objetivos.

 

  1.      O tempo em segundo plano:

Não te deixes dominar pela imposição dos horários. Bem sabemos que é difícil gerir o tempo de forma eficiente, mas esta pode ser também a chave para uma vida mais tranquila: a tua relação com o tempo. Prepara o dia de véspera e garante que a tua manhã é mais planeada e tranquila. E aproveita  para te espreguiçar (bem, e com calma!). E porque não começar o dia com um pouco de meditação para visualizares o dia que vais ter, e relativizar aquilo que te está a preocupar?

 

  1.      As aplicações certas para meditar:

Existem várias aplicações que te podem orientar nesta nova jornada. A Calm, a Stop, Breath & Think, ou a Headspace são as mais populares, mas opções não faltam com vários níveis e opções de objetivos a atingir. E no teu local de trabalho, opta por uma playlist adequada e que promova o foco e a concentração, como a Deep Focus no Spotify. São 10 horas e 55 minutos de atenção plena.

 

  1.      Sabe dizer que não:

Quantas vezes não te sentiste já frustrado, stressado, por não saberes dizer que “não” ou simplesmente “basta”?! O Mindfulness irá ser uma boa ajuda para alcançar um novo patamar de auto conhecimento e para saberes identificar os sinais e as mensagens que o teu corpo e mente te enviam. Presta mais atenção ao que queres fazer e sente-te livre para decidir em conformidade.

 

  1.      Saboreia os alimentos:

As refeições são um momento importante da nossa vida. Dá-lhe os devidos créditos e experiencia o sabor, a textura e as cores dos ingredientes da tua alimentação. Reeduca os teus hábitos e o paladar e tem mais prazer e atenção à mesa. Um bom exercício pode passar por fechar os olhos e reconhecer cada elemento da tua refeição.

 

  1.      Procura a natureza:

Andamos sempre a correr de um lado para o outro no meio da cidade, do barulho e da confusão, mas é importante procurar um momento do dia para estar a sós com a natureza. Seja num passeio ao fim da tarde num parque urbano, ou numa caminhada matinal junto ao mar: sente-se livre e ao sabor do teu ritmo e objetivos.

E, claro, aproveita e faz o teu treino outdoor neste local com o teu PT Koobby!

Written by Koobby
A Koobby é uma plataforma online para a descoberta e reserva de treinos e experiências de bem-estar. Os Clientes podem descobrir novos Profissionais de Exercício Físico e Saúde, fazer o agendamento online e avaliar os profissionais. Os Profissionais podem criar o seu perfil na Koobby, divulgar o seu trabalho e serviços e ser contratados por novos Cliente e fidelizar Clientes actuais. No futuro teremos mais categorias Profissionais na Koobby. #KoobbyFit