Saúde Fitness

O que faz por si?

Hoje em dia é ponto assente que o exercício está em crescimento, quer seja de forma autónoma e pontual, através das comuns corridas ou dos típicos passeios de bicicleta ao fim-de-semana, quer seja de forma estruturada, em ginásios, boxes de crossfit, etc. O português começa a ter menos vergonha de expor o corpo e a achar importante cuidar da saúde e do seu aspeto. Mas a realidade ainda é dura, a maioria dos Portugueses continuam a ser inativos e sedentários.

Em 2008, mais de 5 milhões de pessoas (1) em todo o mundo morreram devido à inatividade física. Em Portugal os dados são ainda mais preocupantes, segundo as conclusões de uma sondagem do Eurobarómetro entre 2009 e 2013 (2), 64% dos portugueses afirmaram não fazer qualquer tipo de atividade física. As principais razões apontadas pelos inquiridos, foram a falta de tempo e o desinteresse. Está na altura de mudarmos este paradigma, cabe a cada um de nós fazer mais e melhor.

Procure um ginásio perto da sua casa ou do seu trabalho, procure profissionais qualificados que o motivem, que promovam o bem-estar físico e mental, combine com os seus amigos uma corrida, uma caminhada, um passeio de bicicleta, um jogo de futebol. O seu corpo e mente irão agradecer a médio e a longo prazo.

Nunca se esqueça… VOCÊ é o seu bem mais precioso. Mexa-se pela sua saúde!

 

(1) Lancet. 2012 Jul 21;380(9838):219-29. doi: 10.1016/S0140-6736(12)61031-9.
Effect of physical inactivity on major non-communicable diseases worldwide: an analysis of burden of disease and life expectancy.
Lee IM1Shiroma EJLobelo FPuska PBlair SNKatzmarzyk PTLancet Physical Activity Series Working Group.

(2) Link

Hugo Silva
Written by Hugo Silva
Licenciado em Educação Física, com uma especialização em treino personalizado. Actualmente desempenha as funções de responsável técnico do Health Club Lisboa Racket Centre, onde também desempenha as funções de Personal Trainer. O Hugo Silva é um Profissional Koobby: http://koobby.com/pt/hugo-silva