Loucura Dieta

A chegada da Primavera traz coisas incríveis: mais sol, temperaturas mais altas, uma luz incrível a iluminar Portugal e traz também… a paranóia das dietas… porquê? Porque depois da Primavera… exactamente, vem o Verão! E já se sabe que toda a gente quer estar impecável para poder vestir os bikinis, usar calções de banho, exibir o esforço de todo o exercício físico feito durante o ano e daquela dieta dificílima que teve de fazer para perder peso e tonificar o corpo. Mas, uma coisa é certa, não pode valer tudo. Sobretudo se estivermos a fazer mal ao nosso corpo. Aqui ficam algumas das maluquices que se fazem nas dietas mais comuns:

“Não vou comer “coisas” com glúten”

Senhores… o Glúten, per si, não engorda ninguém. E só faz mal a quem a ele é intolerante (celíaco). Onde está o problema? Há uns anos os ricos e famosos começaram a dizer que emagreciam porque não comiam alimentos com glúten. Ora, vai não vai que foi. E desde então têm-se multiplicado as correntes de gente iluminada que acha que se não comer alimentos com glúten (trigo, aveia, centeio…), emagrece… O que engorda não é glúten mas sim as bolachas, os bolos, os chocolates. Não, não é uma prática recomendada pelos médicos. É sim, uma palermice.

“Eu agora só bebo sumos detox. Para além de me purificar ainda perco peso!”

Temos pena de si. Mesmo. Que raio de alimentação pode ser a de uma pessoa que só bebe este tipo de sumos? Em primeiro lugar, fixe-se nisto: o corpo humano tem a capacidade de se desintoxicar sozinho, através da transpiração e do correcto funcionamento do Fígado, dos Rins e dos Intestinos. (hiperligação para texto a importância de beber água) Não precisa de transformar a sua alimentação numa tragédia grega. Claro que vai perder peso com este tipo de “alimentação”… pudera, se não ingere sólidos vai perder água e musculatura no corpo, o que vai reduzir o peso, mas é uma sensação temporária e extremamente enganadora, já para não falar nas carências alimentares que provoca uma dieta deste tipo, à base de… sumos.
E há ainda o problema de quem tem diabetes e possa sentir-se tentado a seguir por este (mau) caminho. Este tipo de prática alimentar pode levar a baixas de açúcar momentâneas e que podem ser perigosas.

“Deixei de comer hidratos de carbono”

Esta é seguramente uma das mais comuns (e mais erradas) crenças das pessoas que querem perder peso rapidamente: Nem pão, nem massas, nem arroz!
Pois é, deixou de comer hidratos de carbono e conseguiu perder aqueles quilos a mais que tanta confusão lhe estavam a fazer… espectáculo! Não é? Sente-se muito melhor agora e já pode regressar a uma alimentação equilibrada e variada. Maravilha! Mas… eis senão quando, começa a comer normalmente outra vez e volta a ganhar os quilos que tinha perdido e até mais!!! Meu Deus! O que é que se está a passar? Simples: NINGUÉM PODE VIVER SEM INGERIR HIDRATOS DE CARBONO, eles são os maiores responsáveis por termos mais ou menos energia e são tão importantes como as proteínas. Quando estamos a fazer exercício é aos hidratos que o organismo vai buscar energia para continuar, logo está a queimá-los, o que vai obrigar a que haja posteriormente uma nova ingestão para repor esses mesmo níveis. Por isso, faça o que fizer, não corte os hidratos de carbono da sua alimentação! Não quer com isto que dizer que deva comer arroz e massa a todas as refeições, mas deve ter presente que eles são inclusivamente mais importantes porque são quem ajuda a fixar as proteínas!

“Passo horas e horas sem comer”

Esta prática não podia estar mais errada e por um facto extremamente simples de explicar. Se você não comer durante horas a fio, o seu organismo vai buscar energia… às reservas de gordura. E o mais surpreendente é que esta prática tem, não poucas vezes, o efeito exactamente oposto, isto é, aumenta a dependência de comida e aumenta também os níveis de stress, de irritação, de tensão, de nervosismo…  Quanto mais tempo passar sem comer, mais gordura e proteínas vão ser consumidas. O seu humor altera-se, o hálito fica pela hora da morte, e ainda pode ter crises de hipoglicemia, entre outras alterações. Como vê, ficar sem comer durante horas a fio faz muito mal ao seu corpo.
Despedimo-nos com uma frase engraçada e que resume um pouco tudo isto:

“Coma de tudo porque: o chocolate não engorda; a pizza não engorda; a massa não engorda… quem engorda é você!”

Written by Koobby
A Koobby é uma plataforma online para a descoberta e reserva de treinos e experiências de bem-estar. Os Clientes podem descobrir novos Profissionais de Exercício Físico e Saúde, fazer o agendamento online e avaliar os profissionais. Os Profissionais podem criar o seu perfil na Koobby, divulgar o seu trabalho e serviços e ser contratados por novos Cliente e fidelizar Clientes actuais. No futuro teremos mais categorias Profissionais na Koobby. #KoobbyFit