Nutrição Desporto

Já está (finalmente) disponível o manual sobre nutrição no desporto que pretende “ter um conjunto de orientações com base científica para todos os que praticam e prescrevem exercício físico.”. Esta é uma excelente iniciativa da Direcção-geral da Saúde que, como é óbvio, não podíamos deixar de partilhar convosco.

Entre outras coisas de especial relevo, destacamos a parte em que é dito que “os praticantes de desporto de todos os níveis, desde aspirantes a profissionais, são hoje confundidos por uma grande profusão de informação de má qualidade, nomeadamente na internet”, refere então este  manual intitulado “Nutrição no Desporto”.

De realçar ainda a preocupação da Direcção-geral da Saúde (DGS) com a quantidade de “informação” disponibilizada na Internet, ao alcance de uma pesquisa rápida no Google, que torna – aos olhos do organismo que coordena os programas de saúde a nível nacional – difícil a missão de perceber qual o caminho certo a seguir.

A DGS admite que o que por aí há mais são “muitos pretensos especialistas” a aconselhar produtos ou estratégias alimentares sem base científica e com riscos para a sua saúde, “muitas vezes a coberto de interesses comerciais”.

Neste manual, lançado no início deste mês de Maio, são abordados vários temas, tais como a relação da alimentação com o rendimento e a recuperação do exercício através de estratégias nutricionais bem escolhidas e individualmente planeadas. Pode descarregar o manual aqui.

O objectivo deste documento é o de tentar resumir estratégias, “focando-se no cálculo das necessidades energéticas do atleta, do tipo, quantidade e momento de ingestão nutricional e de fluidos para manter e promover uma ótima saúde e adaptação ao treino.”.

Written by Koobby
A Koobby é uma plataforma online para a descoberta e reserva de treinos e experiências de bem-estar. Os Clientes podem descobrir novos Profissionais de Exercício Físico e Saúde, fazer o agendamento online e avaliar os profissionais. Os Profissionais podem criar o seu perfil na Koobby, divulgar o seu trabalho e serviços e ser contratados por novos Cliente e fidelizar Clientes actuais. No futuro teremos mais categorias Profissionais na Koobby. #KoobbyFit