Aquecimento Treino

Antes de iniciar qualquer tipo de treino, dever-se-á realizar sempre um pequeno aquecimento de aproximadamente 10 minutos de acordo com o organismo do indivíduo, da idade e da actividade. O aquecimento antes de treinar é vital e determina o sucesso do treino.

É durante o aquecimento, que o nosso organismo se prepara quer psicologicamente, quer fisiologicamente para o treino. O aquecimento é a primeira parte da actividade física, e este, deve ser ajustado tanto ao indivíduo como à modalidade em causa, pois a intensidade do mesmo tem a ver com a forma física de cada um. O aquecimento é responsável por obter o estado considerado ideal psíquico e físico, intervindo na prevenção de lesões com o objectivo de gerar variações no organismo para suportar um treino, onde o factor principal destaca-se pelo aumento da temperatura corporal, da temperatura da musculatura e da preparação do sistema pulmonar e cardiovascular para o desempenho da actividade física.

Desta forma, o aquecimento irá causar uma estimulação nas estruturas do sistema nervoso central e de modo consequente um aperfeiçoamento do estado de alerta e de atenção do indivíduo. Este estado de concentração beneficia a aprendizagem técnica, visando a capacidade de coordenação aliada à precisão dos movimentos.

Os benefícios do aquecimento

Um dos principais benefícios do aquecimento, em termos fisiológicos é o bombeamento de sangue rico em oxigénio para os músculos que serão aperfeiçoados. Pois, músculos “frios” não incorporam impactos tão bem, sendo facilmente mais propensos a distensões e lesões.

Um aquecimento bem feito também tem um embate em determinadas hormonas de uma forma francamente positiva, induzindo por exemplo o aumento dos níveis da adrenalina, tendo assim a possibilidade de se ter um treino mais intenso e muito maior.

Um outro benefício é o de preparar as articulações e os tecidos conjuntivos para o impacto do treino. Um aquecimento bem feito é responsável por desprender as articulações, lubrificando-as. É de extrema importância fornecer um bom fluxo sanguíneo para as partes do corpo abrangidas pelo treino, fundamentalmente para evitar lesões.

Assim, precisaremos de ter presente que nesta fase do treino, deveremos incluir movimentos articulares e musculares que irão ser executados durante a sessão de treino proposta, começando sempre por utilizar primeiro os grandes grupos musculares preparando-os para darem continuidade aos exercícios mais intensos que se realizarão durante a sessão de treino.

Por fim, em hipótese alguma se deve praticar qualquer que seja a actividade física proposta sem antes um aquecimento prévio. Pois, para um bom desempenho é fundamental o aquecimento. Não é possível a realização de um treino eficaz/correcto sem o aquecimento. O aquecimento é primordial a todo o indivíduo que pratique desporto.

Written by Koobby
A Koobby é uma plataforma online para a descoberta e reserva de treinos e experiências de bem-estar. Os Clientes podem descobrir novos Profissionais de Exercício Físico e Saúde, fazer o agendamento online e avaliar os profissionais. Os Profissionais podem criar o seu perfil na Koobby, divulgar o seu trabalho e serviços e ser contratados por novos Cliente e fidelizar Clientes actuais. No futuro teremos mais categorias Profissionais na Koobby. #KoobbyFit