Beber Água

O nosso corpo é composto por, aproximadamente, 60% de água. Sim, toda a gente sabe isto, nós… sabemos! Mas nunca é demais recordar e falar da importância que este recurso natural do planeta Terra tem no nosso corpo. Já agora, sabia que quando estamos desidratados – e a maior parte de nós passa os dias num estado inconsciente de desidratação – afectamos o desempenho da grande maioria das funções do nosso corpo? Ou seja, sem água, o nosso sistema funciona mal, muito mal. Pelo sim pelo não, não perde nada em espreitar o resto do texto. Mal não faz e, se está com sede, vá beber um copo ou uns goles de água que o texto não vai a parte nenhuma.

Pois é. Não nos basta dizer-lhe que passa a vida desidratado e não o ajudarmos a perceber porque é que tem – obrigatoriamente – que beber mais água.

Então, vamos por pontos:

1. Se não bebermos água, morremos! Assim, sem dó nem piedade

Por vezes só com palavras duras é que conseguimos a sua atenção. Dependendo do meio ambiente onde estamos, podemos passar alguns dias sem beber água, talvez até 1 semana, depois disso… a coisa não vai correr bem. Na verdade, aguentamos muito mais tempo sem comer do que sem beber água. Por isso, já sabe, beba água! Muita água. Água é fonte de vida e de saúde;

2. Beber água previne o aparecimento de doenças como o Cancro

É verdade! Estudos recentes mostram que beber água reduz a incidência do Cancro da bexiga, do Cólon e, também do Cancro da Mama.

3. Ajuda a prevenir… o mau humor

Acredite que é verdade. Estudos recentes concluem que a desidratação pode afectar a sua disposição e torná-lo mais resmungão e até mais confuse. Por isso, se quer pensar melhor e com mais clareza, ser mais feliz e passar mais tempo bem disposto, a solução passa por beber muito mais água do que aquilo que agora faz!

4. Aumenta e enriquece o seu desempenho e a performance nos treinos

Uma hidratação correcta e adequada contribui de forma decisiva para o aumento exponencial da sua performance no que ao exercício físico diz respeito. Os seus tecidos musculares são compostos, na sua grande maioria, por água (75%). Ora, isto deixa perceber que se não bebermos água durante os treinos, rapidamente podemos ser transportados para estados de desidratação, fraqueza, cansaço, tonturas, etc. Já vamos no ponto nº 4 e já reparou que ainda não apareceu um único item que o encoraje a não beber água?!

5. Ajuda a perder peso

Sabia que, na grande maioria das vezes, quando pensamos que estamos com fome, na verdade é sede que temos? O que se passa de seguida é que o nosso corpo começa a fazer soar todos os alarmes e mais alguns quando ignoramos os sinais que ele nos dá.  Para quem está efectivamente a tentar perder peso, beber água funciona como um inibidor de apetite e ajuda-o a ver-se livre dos quilos a mais.

6. Diminui as dores nas articulações

Ao manter as cartilagens hidratadas vai sentir menos dores nestas partes tão importantes do nosso corpo.

7. Elimina “lixo” e bactérias indesejadas

O nosso sistema digestivo precisa de água para funcionar como é suposto. Tudo o que é “porcarias” de que o nosso organism não preciso é “despejado” através da urina e da transpiração.

Se não bebermos água, o nosso “autocolismo” não vai funcionar correctamente, logo, o “lixo” que passeia alegremente no nosso corpo vai começar a acumular-se em diferentes partes do corpo podendo dar início ao aparecimento de uma considerável variedade de problemas. Em conjunto com a fibra, a água também pode curar problemas de obstipação/prisão de ventre.

8. Previne as dores de cabeça

Sabia que, por vezes, as dores de cabeça são causadas pela desidratação do corpo? Deste modo, beber água pode ajudá-lo a prevenir ou até mesmo a aliviar aquela maldita e pesada dor de cabeça. Da próxima vez que tiver uma dor de cabeça daquelas… experimente beber água.

9. Dá um brilho especial à pele

Qual é o maior órgão do corpo humano? Isso mesmo, a pele! O consumo regular e abundante de água, melhora e embeleza a cor e a textura da sua pele na medida em que há uma constante renovação celular promovida pela boa hidratação do seu corpo. Beber água na quantidade diária recomendada ajuda a sua pele a cumprir a sua função de regulador de temperatura através da transpiração.

10. Alimenta o seu corpo

A ingestão de água é absolutamente fundamental e determinante para uma adequada circulação de nutrientes no nosso corpo. A água sé uma espécie de comboio que espalha os nutrientes por todas as estações e apeadeiros do nosso corpo. Logo, se não bebemos água suficiente, esse transporte não vai ser feito da mesma forma.

Aqui ficam alguns conselhos:

  • Beba entre 2 a 4 litros de água por dia, em função do tipo de exercício que pratica;
  • A recomendação de 2 litros de água por dia não tem qualquer fundamento empírico. Cada corpo é um corpo e cada um de nós tem diferentes necessidades que variam em função da idade, peso, altura, sexo, etc;
  • Ande sempre com 1 garrafa de água para onde quer que vá. Ter uma garrafa de água por perto serve igualmente para o lembrar que deve ir bebendo água com frequência. Beba um pouco de cada vez que olhar para ela;
  • Coma fruta crua e vegetais – São extremamente ricos em água, fora as vitaminas e todas as outras propriedades incríveis que a fruta contém;
    Beba água e outros líquidos e confirme que começa a urinar frequentemente e que a urina é de cor clara.

Por fim dizer-lhe apenas uma verdade de La Palisse, a água é (praticamente) gratuita. E, até que provem o contrário, ainda somos o único planeta que a tem… em abundância e em forma líquida. Mesmo que prefira beber água engarrafada, ainda assim pagará muito menos do que se optar por se encher de refrigerantes carregados de açúcares, corantes, conservantes, edulcorantes e todas aquelas coisas que fazem tão bem à saúde…! Beba água. Viva mais e melhor! Este é um conselho de todos os nossos PT para si. E se ainda não os conhece, aproveite agora para ver quem eles são!

Written by Koobby
A Koobby é uma plataforma online para a descoberta e reserva de treinos e experiências de bem-estar. Os Clientes podem descobrir novos Profissionais de Exercício Físico e Saúde, fazer o agendamento online e avaliar os profissionais. Os Profissionais podem criar o seu perfil na Koobby, divulgar o seu trabalho e serviços e ser contratados por novos Cliente e fidelizar Clientes actuais. No futuro teremos mais categorias Profissionais na Koobby. #KoobbyFit