Alongamento Dinâmico

Ainda costuma fazer os típicos alongamentos estáticos antes de efetuar uma corrida ou no aquecimento para um treino? Esqueça! O seu corpo está preparado para produzir e gerar movimento, logo, os alongamentos dinâmicos são os mais eficazes para se preparar para o exercício.

O alongamento estático, consiste em aguentar numa posição durante 20-30 segundos sem produzir movimento. Com este tipo de alongamento, o músculo irá sofrer uma redução na capacidade de alongamento-encurtamento (1), diminuindo a resposta ao estímulo e aumentando a probabilidade de se lesionar.

O alongamento dinâmico utiliza a velocidade do movimento, resultando numa completa amplitude de movimento. Este tipo de alongamento melhora a força, equilíbrio, mobilidade e coordenação, ajudando-o a alcançar maiores benefícios quando adaptados a desportos específicos.

Poderá incluir alguns alongamentos dinâmicos numa fase inicial do treino, como preparação para o movimento e ativação neuromuscular.

Aconselhe-se sempre primeiro com um profissional do exercício.

Em baixo, deixamos-lhe diversos bons exemplos de alongamentos dinâmicos.

“World’s Greatest Stretch”

"World’s Greatest Stretch"

Inverted Hamstring Stretch

Inverted Hamstring Stretch

Groiner

Groiner

Knee Hug

Knee Hug

Leg Cradle

Leg Cradle

Frog

Frog

Frog

90/90

90/90

Bons treinos!

 

(1) Wallmann, H. & Mercer, J. & McWhorter, J., Surface Electromyographic Assessment of the Effect of Static Stretching of the Gastrocnemius on Vertical Jump Performance, The Journal of Strength & Conditioning Research 19(3):684-8, Agosto 2005

Hugo Silva
Written by Hugo Silva
Licenciado em Educação Física, com uma especialização em treino personalizado. Actualmente desempenha as funções de responsável técnico do Health Club Lisboa Racket Centre, onde também desempenha as funções de Personal Trainer. O Hugo Silva é um Profissional Koobby: http://koobby.com/pt/hugo-silva