Casal Praia Verão

Ano após ano… a chegada do Verão é sinonimo de “missão bikini” e dá início a uma busca incessante por uma solução milagrosa que dê um corpo perfeito em pouco tempo.

Ano após ano… Surgem novas dietas prometendo resultados rápidos e somos bombardeados com novos suplementos que, supostamente, apresentam fórmulas melhores e mais eficazes para a perda de peso.

Mas, a solução não é rápida, não é fácil e só depende de si.

Se pretende perder peso faça-o de uma maneira consciente, sustentável e saudável.

Quebre a monotonia alimentar!

Uma mensagem geral e importante é a sugestão de adotar um padrão alimentar variado.

A variedade expõe a uma diversidade de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo (minerais como o cálcio, zinco, magnésio, ferro e selênio, e vitaminas essenciais).

Concentre-se em alimentos ricos nestes nutrientes, como frutas e vegetais. E, em vez de comprar rotineiramente os mesmos, opte por escolher alternadamente entre vermelhos, verdes, laranja e amarelos.

Desafie-se para tentar uma cor diferente todos os dias.

Outra estratégia é experimentar diferentes tipos de cozinha (vegetariana, asiática, italiana) com ingredientes diferentes.

E, troque a carne e o peixe por leguminosas (pelo menos) uma vez por semana.

A diversidade alimentar garante ao organismo um shot de nutrientes fundamentais para a saúde, evita dietas monótonas, restritas e “tristes”.

Gordura com conta peso e medida!

Além de “limitar a ingestão diária de gordura” deve focar-se no tipo de gordura que consome. Ou seja, diminuir a ingestão de gordura saturada que se encontra na carne vermelha e produtos processados e privilegiar o consumo de gordura saudável, como as gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, incluindo o ômega-3.

Boas fontes de gorduras monoinsaturadas incluem o azeite, óleo de amendoim, amêndoas, nozes, castanha de caju e abacate.

As gorduras polinsaturadas são encontradas em óleos de cártamo, girassol e soja, enquanto omega-3 está presente em peixes gordos, como o salmão, atum e sardinha.

Alerta máximo para o consumo de açúcar!

Talvez a maior recomendação é a diminuição do consumo de açúcar.

A maior quantidade de açúcar ingerido é proveniente de bebidas que, como refrigerantes, café aromatizado e chás são adoçadas com açúcar, e de alimentos como doces, biscoitos, bolachas, cereais de pequeno-almoço e bolos.

A exclusão destes alimentos da sua alimentação permite uma redução substancial da quantidade ingerida de açúcar.

O consumo ocasional de alimentos açucarados não é problemático nem proibido, mas a moderação é a palavra-chave.

Troque as bebidas açucaradas por águas aromatizadas (e “adoçadas” naturalmente) com fruta, ervas aromáticas e especiarias ou sumos de fruta natural. Além da redução drástica do consumo de açúcar ainda beneficia das propriedades nutricionais dos alimentos.

Diminua o consumo de sal e alimentos salgados!

O excesso de sal na sua alimentação representa uma serie de consequências negativas na sua saúde.

Use várias estratégias para reduzir a sua ingestão:

  • Use ervas aromáticas para temperar e reduza a adição de sal na confeção;
  • Prepare marinadas para temperar (com vários legumes, vinho, azeite, ervas aromáticas);
  • Use um medidor e nunca adicione o sal “a olho”;
  • Evite o consumo de alimentos muito processados, normalmente o seu teor de sal é elevado.

Faça exercício físico regularmente e com ajuda de um profissional!

Além de ajudar na perda de peso, a prática regular de exercício físico melhora a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunitário e melhora o bem-estar geral.

Procure um profissional que faça um plano de treino ajustado aos seus objetivos e condição física.

Adote um estilo de vida saudável durante todo e esqueça o drama das dietas loucas do verão!

 

Dinora Bastos
Written by Dinora Bastos
Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação pela Universidade do Porto e com uma Pós-graduação em Nutrição Clínica e o 2º ano do Mestrado de Nutrição Clínica ambos pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Dá apoio em várias clínicas e é Nutricionista no Hospital de Aveiro. Também promove vários workshops, palestras e cursos para diferentes grupos alvo. É autora da página de Facebook "Dinora Bastos – Nutricinista" (https://www.facebook.com/dinorabastoshealthycorner) e do blog “Diário de uma Magra” (http://dinorabastos.blogs.sapo.pt/). Participa também em alguns programas de TV