Mulher Treino Respirar

Uma respiração correcta é de extrema importância, pois além de ter reflexos directos nos resultados dos treinos, esta pode melhorar em muito o aproveitamento dos mesmos, por outro lado, uma respiração errada pode ocasionar tonturas e até desmaios durante os exercícios, nomeadamente exercícios de força.

1. Como respirar durante o treino

Durante a realização dos exercícios no treino, nunca devemos conter a respiração. A expiração deve acontecer sempre durante a fase mais difícil dos movimentos, e a inspiração durante a fase mas fácil.

2. Tipos de respiração

Existem essencialmente 4 tipos de respiração totalmente distintos. A respiração livre, a respiração activa, a respiração passiva e a respiração semi-bloqueada e bloqueada.

Respiração livre

Cada uma delas é vista tanto em termos de vantagens como desvantagens. Assim, designa-se por respiração livre ou respiração natural, quando se inspira e expira naturalmente, mesmo que esta se processe de uma forma ofegante durante a realização dos treinos, no entanto, verifica-se unicamente quando não existe preocupação ou tensão durante o movimento proposto do respectivo exercício.

Respiração activa

A respiração activa é fundamentalmente aquela onde o indivíduo inspira ao iniciar a força, ou seja, fase concêntrica, e expira aquando a finalização do exercício, na chamada fase excêntrica. Esta, não possibilita uma contracção eficaz da musculatura abdominal em virtude da inspiração feita, reduzindo deste modo, tanto a eficiência como a segurança dos movimentos propostos. Porém, na respiração passiva o processo será o inverso do que se passa na respiração activa.

É sobretudo a mais recomendada para a modalidade de musculação. O indivíduo expira na fase concêntrica e inspira na finalização do exercício, aqui a inspiração acontece simultaneamente com a fase concêntrica do movimento em causa, acrescentando a pressão intra-abdominal, a segurança e a eficácia dos exercícios não originando extensas elevações na pressão arterial.

Respiração semi-bloqueada e bloqueada

Por fim, a respiração semi-bloqueada e bloqueada, também designada por apneia, surge quando não existe respiração durante o exercício, ou parte do mesmo, desta forma, o indivíduo firma a sua respiração de modo a obter um maior impulso. Esta forma de respiração, ou bloqueio é designada manobra de Vassalva, tendo destaque de uma forma geral em treinos de força. Ambas as técnicas definem um elevado índice da subida da pressão arterial, devendo apenas e unicamente ser efectuadas por indivíduos experientes e com uma boa forma física.

De salientar ainda, que uma respiração adequada irá claramente permitir oxigenar o sangue durante o movimento, originando uma maior concentração no grupo muscular solicitado.

Written by Koobby
A Koobby é uma plataforma online para a descoberta e reserva de treinos e experiências de bem-estar. Os Clientes podem descobrir novos Profissionais de Exercício Físico e Saúde, fazer o agendamento online e avaliar os profissionais. Os Profissionais podem criar o seu perfil na Koobby, divulgar o seu trabalho e serviços e ser contratados por novos Cliente e fidelizar Clientes actuais. No futuro teremos mais categorias Profissionais na Koobby. #KoobbyFit