Casal Salada Verão

O Verão é uma época de férias, calor, convívios ao ar livre, piqueniques e jantares, praia e muita diversão.

Siga as 7 dicas para aproveitar as férias sem sair da linha!

1. Hidratação! Água, sempre a bebida de eleição!

O calor do verão deixo-o mais susceptível à desidratação. Não descuide da ingestão de água durante todo o dia, deve beber mesmo antes da sensação de sede.

2. Beba chá/infusões ou águas aromatizadas, em vez de refrigerantes doces

O chá verde, por exemplo, tem um componente natural que ajuda a acelerar o seu metabolismo; Junte ervas aromáticas (hortelã, tomilho) ou pau de canela e cubos de gelo e faça um refresco de verão delicioso.

3. Saladas frescas e saudáveis

O verão é a época ideal para aumentar a ingestão de saladas frescas. Dê preferência a saladas/legumes da época e coloridos e aposte na variedade. Adicione salmão, atum, camarão ou ovo cozido ou uma boa dose de leguminosas (feijão, grão, ervilhas) e tem uma super salada.

4. Nunca saia de casa sem o pequeno-almoço

Logo ao acordar faça uma boa refeição, rica em proteína (ovo, claras, queijo ou lacticínios magros), hidratos de carbono (pão integral, aveia) e gordura saudável (frutas oleaginosas, abacate). Vai acelerar o seu metabolismo e fornecer energia para o dia.

5. Desfrute das frutas de verão

Dê um shot de vitaminas, minerais e antioxidantes ao seu organismo com baixo valor calórico. Se optar por frutas com cores vibrantes (amarelo, laranja, vermelho) ainda dá um empurrãozinho ao bronzeado.

6. Prepare a sua lancheira

Leve lanches para a praia preparados por si, consegue poupar e alimentar-se melhor.

7. Faça várias refeições por dia

Se fizer cinco a seis refeições vezes por dia, fica menos propenso a comer demais e sente-se com energia o dia todo.

Boas Férias!

Dinora Bastos
Written by Dinora Bastos
Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação pela Universidade do Porto e com uma Pós-graduação em Nutrição Clínica e o 2º ano do Mestrado de Nutrição Clínica ambos pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Dá apoio em várias clínicas e é Nutricionista no Hospital de Aveiro. Também promove vários workshops, palestras e cursos para diferentes grupos alvo. É autora da página de Facebook "Dinora Bastos – Nutricinista" (https://www.facebook.com/dinorabastoshealthycorner) e do blog “Diário de uma Magra” (http://dinorabastos.blogs.sapo.pt/). Participa também em alguns programas de TV