Treino Mulher

No momento de exercitar o corpo existem hábitos e atitudes que podem mudar o nosso rendimento e além disso podem influenciar muito a maneira como consumimos as calorias.

Ora leia alguns destes truques que pode pôr em prática já hoje:

1. Beba muita água antes e depois do treino

Como sabemos a maior parte do nosso corpo está formado por água, um elemento essencial que nos dá a vida. Por isso é muito importante hidratar-se todos os dias correctamente, em função do peso e estrutura de cada um. Devemos ingerir de 1,5 litro a 4 litros por dia. Se realizar exercício esse consumo deverá ser reforçado, tendo em conta que se deve beber pelo menos meio litro de água antes de treinar e mais meio litro após esse treino, para prevenir possíveis desidratações ou mesmo fraquezas ou lesões durante ou depois do treino.

2. Corra

O running é uma das actividades desportivas que mais calorias permite queimar. Ao ser um exercício onde se move a totalidade do corpo, ao mesmo tempo é uma das actividades onde se queimam mais calorias. No caso de não poder fazer running por algum motivo, pode substituir este exercício por bicicleta (estática ou não) ou por elíptica, por exemplo.

3. Alterne cardio e musculação

O nosso corpo precisa de variedade durante o treino, por isso é muito importante, e é sem dúvida um truque importante para queimar gordura, misturar exercícios de cardio com musculação. Durante os primeiros 15 minutos o corpo aquece. Só a partir daí é que começa a queimar gordura. Depois do aquecimento inicial poderemos correr a ritmo lento-médio durante 20 ou 30 minutos. Depois disto, poderemos pegar nuns pesos e fazer meia hora de musculação. Finalmente voltamos a qualquer actividade cardio-vascular intensa que poderá durar entre 20 a 60 minutos, dependendo da resistência e força de cada pessoa.

4. Respire pelo nariz e não pela boca

Se respirar pelo nariz e não pela boca vai permitir que os batimentos cardíacos se estabilizem e aumentar a sua capacidade de realizar esforço. Isto significa uma maior queima de calorias dentro do mesmo espaço de tempo. No caso de não ser tão fácil de realizar nos primeiros treinos, experimente a alternar a respiração pela boca e nariz, tentando sempre aumentar as respirações pelo nariz. Leia estes dois artigos sobre a respiração durante o treino:

5. Pratique diferentes tipos de actividades físicas durante a semana

Um dos erros mais comuns de quem treina é de repetir os mesmos exercícios todos os dias. Uma prática que a largo prazo pode ter o efeito contrário se não mudarmos algo. Por exemplo, é prejudicial correr todos os dias porque danifica os joelhos. No entanto podemos alternar o running com o cycling e mesmo com a natação (que é uma forma de trabalhar e ao mesmo tempo de liberar os músculos).

6. Aumente a intensidade do treino ao longo dos dias

Este é outro segredo importante para poder queimar mais calorias ao longo dos dias. Se não aumentarmos a intensidade do nosso treino o mais provável é não termos resultados visíveis a longo prazo. Tudo dependerá dos objectivos pessoais de cada um. No caso de querer emagrecer, aumente todos os dias um bocadinho a intensidade dos exercícios e vai ver que os resultados serão mais rápidos e eficazes.

7.  Coma várias vezes ao dia em pequenas quantidades

Um truque para não comer em tantas quantidades nas refeições principais é ir comendo várias vezes ao dia (mas não são snacks como batatas fritas ou amendoins cheios de sal). É claro que deve haver um equilíbrio e por isso há vários alimentos que podem substituir estes snacks fáceis e nada saudáveis como por exemplo, uma peça de fruta da época, um iogurte magro com sementes de chia, um sumo de frutas frescas… Tudo opções mais do que saudáveis que nos oferecem vitaminas e poucas calorias ao nosso corpo. Mas atenção! Nunca nos devemos esquecer de consumir carbohidratos a meio do dia, principalmente à hora de almoço, que é quando o nosso cérebro consome mais.

Leia também A importância da sopa na alimentação saudável

Written by Koobby
A Koobby é uma plataforma online para a descoberta e reserva de treinos e experiências de bem-estar. Os Clientes podem descobrir novos Profissionais de Exercício Físico e Saúde, fazer o agendamento online e avaliar os profissionais. Os Profissionais podem criar o seu perfil na Koobby, divulgar o seu trabalho e serviços e ser contratados por novos Cliente e fidelizar Clientes actuais. No futuro teremos mais categorias Profissionais na Koobby. #KoobbyFit