Treino Fitness Escritório

Viciados no trabalho, escravos da imperiosa ditadura laboral, mouros de sacrifício e esforço em prol da empresa… este artigo é para todos e para cada um de vocês!

Sabemos que trabalham mais que a conta e que, como tal, não conseguem arranjar tempo para mais nada nem mesmo tempo para se coçarem… Foi a pensar nisso que criámos esta série simples de 5 exercícios que pode praticar mesmo sem sequer sair do escritório ou de perto da sua própria secretária (isto se ainda não tem um escritório só para si).

Por isso, meu caro amigo, acabaram-se as desculpas para continuar debaixo da alçada do sedentarismo. E o melhor disto tudo  é que as séries de exercícios que escolhemos para si são tão discretas que o seu chefe nunca vai perceber que está a fazer exercício enquanto trabalha, e se descobrir, só pode ficar orgulhoso por perceber que você faz tudo na empresa, até exercício físico, tudo para não sair do seu lugar! Uma nota apenas para dizer que estes exercícios não substituem um treino de ginásio, acompanhado e pensado como um todo. Mas, para quem pouco ou nada faz, se realizar esta série de exercícios diariamente, nunca se sabe se daí não pode advir algum resultado e, em boa verdade, tentar não custa nada, certo?

1. Trabalhar os quadris sentado à secretária

Sentado na cadeira, estique as pernas. Levante os pés do chão enquanto os joelhos permanecem esticados e os músculos contraídos. Faça pelos menos 3 séries de 15 elevações. Pode ter a certeza que se juntar uns pesos à volta dos tornozelos, ou se tiver um par de botas pesadas os seus quadris vão começar a ficar mais definidos em cerca de 3 meses. E no meio disto tudo a melhor parte é que este tipo de exercícios é um bocado como ir a Las Vegas: o que acontece debaixo da sua mesa, permanece debaixo da sua mesa.

2. Em bicos de pés

Está em frente à impressora especado à espera que ela imprima as 60 páginas daquele documento que tem de analisar e que não lhe apetece nada? Então aproveite esse tempo e faça algumas elevações para se por em “bicos dos pés”. Melhor, se não estiver ninguém a ver pode ainda fazer 2 ou 3 séries de agachamentos, cada uma com 30 repetições. Quer melhor forma de agilizar e tornar prático e útil um período que, regra geral, é enfadonho e mal gasto? Experimente!

3. Abdominais discretos

Fazer abdominais na posição vertical é um dos exercícios de condicionamento mais eficazes que você pode realizar sem grande esforço e sobretudo sem ter uma legião de colegas a olhar para si com aquelas caras que os colegas fazem quando dão por alguém a fazer alguma coisa completamente fora de vulgar e que nos fazem questionar se na verdade não teremos deixado a nave espacial em algum sítio estranho. Ao escrever um relatório, uma proposta, ou enquanto analisa os números do último trimestre pode optar por, sentado na cadeira, manter as costas direitas, elevar os joelhos num nível superior ao da cadeira e mantê-los assim até os músculos dos seus abdominais começarem a gritar desalmadamente por “socorro”! Simples, certo?

4. Dê outra vida à secretária

Coloque as palma das mãos na parte de baixo do tampo da sua secretária e agora empurre-a para cima. Alternadamente, coloque as mãos em cima da mesa e empurre-a para baixo. Se você acabou de receber um memorando, ou um email desagradável, imprima-o, coloque-o sob as suas mãos para ter uma motivação adicional! Repita este processo 3 vezes, em séries de 15 movimentos cada.

5. Contrair os músculos dos… glúteos

Ponha-se de pé. Apoie-se nas costas da sua cadeira e contraia os músculos do rabo. Sim, os glúteos são os músculos do rabo. Passada esta distracção… alterne movimentos de contracção mais rápidos com períodos de contracção mais prolongados. Seja como for, contrai-os com toda a sua força, mesmo! Contudo, se você tiver um daqueles colegas que são extremamente observadores e que tenha por hábito sentar-se logo atrás de si, talvez seja melhor optar pelas contracções mais longas e discretas.

6. Aproveite a hora do almoço

Tem hora de almoço no escritório, certo? Em vez de passar esse tempo a ler um livro (que lhe faz igualmente muito bem ao cérebro), aproveite (não precisa de deixar de ler, atenção!) os primeiros 40 minutos para dar uma ligeira caminhada pela vizinhança ou, se o tempo estiver frio ou chuvoso, caminhe pelo edifício onde trabalha. Depois disso, dê meia volta nos sapatos e vá então almoçar nos 20 minutos que lhe sobraram. Vai ver que se vai sentir bem melhor ao almoço.

Já não tem desculpas

Com estes exercícios acabaram-se as desculpas para não fazer exercício físico, ouviu?

A falta de tempo é, regra geral, uma desculpa que as pessoas arranjam para não assumirem que são verdadeiramente preguiçosas e comodistas. Comece hoje mesmo a mudar a sua vida em pequenas coisas, tais como a forma como trabalha.

Written by Koobby
A Koobby é uma plataforma online para a descoberta e reserva de treinos e experiências de bem-estar. Os Clientes podem descobrir novos Profissionais de Exercício Físico e Saúde, fazer o agendamento online e avaliar os profissionais. Os Profissionais podem criar o seu perfil na Koobby, divulgar o seu trabalho e serviços e ser contratados por novos Cliente e fidelizar Clientes actuais. No futuro teremos mais categorias Profissionais na Koobby. #KoobbyFit