Mulher dieta

Costuma comer de quantas em quantas horas? Já deu por si a sentir-se completamente invadido por uma daquelas sensações de fome monstruosas que o fazem querer comer este mundo e outro? E isso acontece-lhe mais do que uma vez ao dia? Pois é, então parece que está a precisar de uma ajudinha para o ajudar a livrar-se desse “monstro” que lhe invade o cérebro e conseguir sentir-se melhor no seu dia-a-dia. Aqui fica uma lista de 5 truques que o vão ajudar a ter menos fome e alimentar-se melhor.

1. Aprenda a distinguir a fome da vontade de comer

São duas coisas muito diferentes, acredite. A fome manifesta-se de forma mais lenta e gradual, vai aumentando com o passar do tempo, já a vontade de comer chega a alta velocidade e apodera-se rapidamente das suas ideias e dá-lhes mesmo a volta. Por sua vez a fome é generalizada, ou seja, sente vontade de comer seja lá o que for, enquanto a vontade de comer é, regra geral, direccionada a algum “objecto” específico que rapidamente se transforma num desejo tresloucado. De uma maneira geral as pessoas sentem mais vontade de comer quando estão aborrecidas, sem fazer nada… sentadas no sofá, a ver televisão… Evite a monotonia e ocupe a sua mente, vai ver que é um bom princípio.

2. Reduza o seu nível de stress

Está provado que estar submetido a muito stress faz com que sinta mais vontade de comer. Neste momento está a dizer para si mesmo: “pois, pois… reduzir o stress… falar é fácil…” De facto não é fácil, mas não perde nada em tentar pois não? Experimente ouvir música no trabalho. Coloque os auscultadores e crie uma playlist que o descontraia. Ouça-a com frequência, sobretudo quando se sentir mais stressado. Junte-lhe a isto a prática regular de exercício físico e tem um antídoto poderoso contra o stress. Acredite quando lhe dizemos que uma caminhada diária de 30 minutos já faz uma diferença enorme no seu bem estar e na sua saúde.

3. Mantenha-se longe dos restaurantes de fast food

Porquê? Passamos a explicar. A comida vulgarmente conhecida como fast food está recheada de gordura, sal e açúcar, tudo coisas que nos fazem um “bem danado” à saúde. Como se isso por si só não bastasse, este tipo de comida é viciante e faz com que acabe por comer sempre mais do que a conta. Claro que há sempre espaço para a chamada “excepção à regra”, mas é disso mesmo que se deve tratar, de uma excepção. Por isso, por regra deve tentar não comer este tipo de comida.

4. Beba água entre garfadas de comida

Está sentado à mesa, o cheirinho da comida já lhe está a colar o estômago às costas, o que é que lhe apetece? Pois, bem sabemos que não é beber água, mas é exactamente o que deve fazer. Antes de começar a comer, beba um copo de água e depois vá bebendo água entre cada garfada de comida, vai ver que vai sentir-se cheio mais depressa, muito mais depressa.

5. Durma bem

O sono é absolutamente vital para a sua saúde física e mental. Dormir bem reduz substancialmente o seu nível de stress, ajuda-o a lidar com o mesmo de uma forma mais eficaz e vai ajudá-lo a manter-se mais saudável de um modo geral. Quanto mais horas passa acordado maior probabilidade de querer comer mais vezes. Lembre-se: a grande maioria dos adultos precisa e deve dormir entre 7 a 9 horas por noite. Por isso, boa(s) noite(s), durma bem.

Written by Koobby
A Koobby é uma plataforma online para a descoberta e reserva de treinos e experiências de bem-estar. Os Clientes podem descobrir novos Profissionais de Exercício Físico e Saúde, fazer o agendamento online e avaliar os profissionais. Os Profissionais podem criar o seu perfil na Koobby, divulgar o seu trabalho e serviços e ser contratados por novos Cliente e fidelizar Clientes actuais. No futuro teremos mais categorias Profissionais na Koobby. #KoobbyFit