Recuperar de Treino Intenso

Pois é. Sabemos que anda a intensificar os seus treinos, em particular porque o Verão é sempre um “inimigo” de quem se quer manter constantemente em forma. Por isso mesmo decidimos ajudá-lo e trazer-lhe a solução para aqueles dias em que se sente esgotado depois de um treino mais puxado. Aqui ficam as 5 melhores formas de recuperar de um treino intenso.

1. Durma bem

Homem a Dormir

É durante o sono que o corpo recupera e se regenera

Por muito básico que lhe possa parecer, este é um dos mais sábios conselhos para uma recuperação eficaz. Veja o exemplo do “nosso” Cristiano Ronaldo, que não abdica de boas noites de sono e de sestas durante a tarde. O sono é um aliado importantíssimo para evitar lesões e para manter o seu corpo a funcionar na perfeição, ou perto dela.

2. Hidrate-se

Hidratação

A hidratação é fundamental antes, durante e depois do treino

A desidratação pode reduzir não só a sua performance durante o treino como pode atrasar a sua recuperação pós treino. A água é vital para o nosso bem-estar. Todos sabemos isso, certo? Pois, mas será que sabemos que muitos dos problemas do nosso corpo podem estar relacionados com uma hidratação deficiente? Por isso, não há desculpas! Beba água antes, durante e depois do treino.

3. Alimentação equilibrada

Alimentação Equilibrada

É muito importante acompanhar um regime de treino com uma alimentação equilibrada

Esta é uma das alturas do seu dia em que o seu corpo mais precisa de uma nutrição adequada, por isso não facilite. As proteínas são essenciais para ajudar a reconstruir o tecido muscular e para alimentar as células, tecidos, enzimas e hormonas. Por isso, se costuma treinar várias vezes por semana, tenha sempre o cuidado de comer depois dos treinos e de fazer uma refeição equilibrada cerca de 2 horas depois de ter terminado o treino.

4. Massagens

Massagens

As massagens são muito importantes para uma boa recuperação muscular

Quer seja feita por um especialista, ou mesmo por si próprio, uma massagem nas zonas que estão mais afectadas pelo esforço que fez durante os treinos, pode aliviar a tensão acumulada e ajuda-lo a recuperar mais depressa. Mesmo que não alivie por completo a dor, pelo menos não vai fazê-lo sentir-se pior do que se sentiria se não tivesse feito massagem nenhuma.

5. Marque uma semana de descanso por mês

Descanso

Descanse uma semana a cada mês de treino intenso

Não. Não estamos a falar de férias. Não queria mais nada?! Estamos a dizer-lhe que se tem uma rotina de treinos intensa e desgastante, deve começar a marcar no seu calendário semanas de descanso. Sim. Está a ler bem. Já lhe dissemos que o sono é importantíssimo, mas o descanso físico não lhe fica atrás. Sobretudo se tem andado a trabalhar e a esforçar os mesmos grupos de músculos nos últimos tempos. Descanse. Escolha bem as suas semanas de descanso para fazer cargas mais leves, menos repetições e uma melhor adaptação do seu corpo ao esforço constante. Se se sente demasiado cansado a toda a hora, os seus treinos vão começar a ser cada vez piores, a evolução vai ser pouca ou nenhuma e isso não é do agrado de ninguém, pois não?

Por isso já sabe: o seu corpo precisa tanto de descanso como precisa de exercício. Dê-lhe folga de vez em quando que só lhe está a fazer bem.

Written by Koobby
A Koobby é uma plataforma online para a descoberta e reserva de treinos e experiências de bem-estar. Os Clientes podem descobrir novos Profissionais de Exercício Físico e Saúde, fazer o agendamento online e avaliar os profissionais. Os Profissionais podem criar o seu perfil na Koobby, divulgar o seu trabalho e serviços e ser contratados por novos Cliente e fidelizar Clientes actuais. No futuro teremos mais categorias Profissionais na Koobby. #KoobbyFit