Personal Trainer Koobby

Quando se começa a treinar são muitos os desafios e por isso decidimos criar uma lista com 5 conselhos para que volte a treinar de uma forma correcta, segura e que permita que atinja os seus objectivos. Aqui ficam os 5 erros de principiante que deve evitar quando começa a fazer exercício.

1. Objectivos (praticamente) impossíveis de atingir

É muito frequente ouvirem-se frases deste género: “Quero ganhar 10 kilos de músculo e começar a comer comida saudável”; “Vou fazer exercício físico 6 vezes por semana e começar a correr todos os dias às 6 da manhã. Traçar objectivos faraónicos é, muitas vezes, o primeiro passo para o insucesso. Além de que, objectivos “hercúleos” acabam por redundar em frustração, uma vez que levam demasiado tempo a atingir e acabam por matar e arruinar a sua motivação. Trace objectivos mais pequenos e, sobretudo, que sejam atingíveis.

2. Não registar nada do que faz

Os principiantes nunca tiram notas, nunca apontam nada. Mas, se não tiramos notas e não registámos nada, o que é que podemos melhorar? Habitue-se a registar todos os seus exercícios, o peso que usou, o número de repetições que fez, etc. Registe e monitorize o seu físico tirando fotografias e pesando-se com regularidade. Assim vai conseguir destacar os seus sucessos e também os insucessos, permitindo que possa alterar as suas rotinas e alcançar os seus objectivos.

3. Não ter um plano

Quando está a começar a ir ao ginásio pelas primeiras vezes, se não tiver um plano, vai acontecer-lhe a si o mesmo que acontece a muito boa gente nessa situação: vai andar a vaguear pelo ginásio à procura de alguma coisa para fazer, ou então vai andar a trocar de rotinas interminavelmente. Há tantos planos para iniciados que só precisa de escolher um, começar e manter-se fiel a ele durante, pelo menos, 8 semanas. Isto dar-lhe-á um sistema ao qual se pode agarrar e poderá medir os resultados no final.

Deverá também considerar a hipótese de ter um acompanhamento profissional. Na Koobby poderá encontrar o Personal Trainer que procura e que o poderá ajudar a alcançar os seus objectivos de uma forma sustentada e segura.

Personal Trainers Koobby

4. Não aquecer

É igualmente frequente que quem está a começar ou a regressar à prática de exercício físico o faça (quando fazem) de forma errada. Correr durante uns minutinhos e fazer alguns dos alongamentos que aprendeu nas aulas de Educação Física, há uns bons anos, não fazem nada pelo seu corpo. Lembre-se que o aquecimento deve ser a preparação do seu corpo para a carga física que se vai seguir.

5. Falhar os dias de treino

Quando se começa é fácil perder a motivação ou falhar os treinos quando achamos que estamos demasiado cansados, com preguiça, ou deprimidos. Esquecem-se facilmente que o segredo para construir e manter um corpo perfeito é muito simples: consistência! Honre os compromissos que assume consigo mesmo. Reduza a carga se estiver a ser demasiado, mas não deixe de ir aos treinos.

6. Treinar demasiado

Depois há também aquelas pessoas que começam a treinar e que passam a viver no ginásio. Treinam 6 vezes por semana e treinam de tudo. Pernas, braços, costas, cardio, abdominais, tudo! A não ser que seja um atleta profissional ou um bodybuilder profissional, evite fazer exercício tantas vezes. Dê descanso aos seus músculos e ao seu corpo. Para a maioria das pessoas que estão a começar, 3 treinos por semana é a dose ideal. Faz bem ao seu corpo e permite-lhe recuperar das cargas que lhe dá. Vá por nós, que sabemos o que lhe estamos a dizer.

Bons treinos!

Written by Koobby
A Koobby é uma plataforma online para a descoberta e reserva de treinos e experiências de bem-estar. Os Clientes podem descobrir novos Profissionais de Exercício Físico e Saúde, fazer o agendamento online e avaliar os profissionais. Os Profissionais podem criar o seu perfil na Koobby, divulgar o seu trabalho e serviços e ser contratados por novos Cliente e fidelizar Clientes actuais. No futuro teremos mais categorias Profissionais na Koobby. #KoobbyFit