koobby-jose-guimaraes

O José Guimarães é o autor do Blog De Sedentário a Maratonista, um ávido corredor, ultra-maratonista e uma pessoa fantástica. A sua máxima é “A Motivação também se treina!”. Acreditem que se treina mesmo porque o que o José Guimarães faz é absolutamente inacreditável e revela uma força de vontade para lá do normal.

O José Guimarães será o protagonista do nosso próximo Koobby Fit Day prático dedicado a Técnica de Corrida na já no dia 06 de Dezembro entre as 20 e as 21h30 na Academia de Golfe de Lisboa. Inscrevam-se aqui: Koobby Fit Day – Correr Bem na Prática com José Guimarães.

Na Koobby temos a honra de contar com o José Guimarães como um dos nossos PTs Koobby. Podem contratar directamente o José na Koobby para melhorar a vossa corrida: José Guimarães. No final do artigo partilhamos todos os links onde podem seguir o José Guimarães.

José Guimarães na Koobby

O perfil do José Guimarães na Koobby

O José Guimarães também é a estrela do segmento “ABC do Running” da FOX, no qual ele dá conselhos práticos sobre corrida. Podem ver os episódios aqui: ABC do Running by FOX.

ABC do Running by FOX com José Guimarães

O José Guimarães criou com a FOX uma série chamada ABC do Running

1. Quando e como começaste a correr?

Quando me fazem esta pergunta lembro-me do quando e do como, mas nunca sei o porquê. Estava a atravessar um dos piores momentos da minha vida, depois do falecimento da minha mãe e de ter ficado desempregado, vi-me ainda com uma forma física que não gostava, pelo que a primeira coisa que me ocorreu foi – isso mesmo – correr! Peguei nos únicos ténis que tinha em casa e fui para a praia de Carcavelos. Corri a praia de um lado ao outro e fiquei de rastos!!! Mas alguma coisa em mim gostou da experiência, que repeti no dia a seguir e no outro ainda… e nunca mais parei. Estávamos no início de 2011.

2. Como nasceu o Blog De Sedentário a Maratonista?

Cresceu neste processo de aprender com o treino de corrida a estruturar também a vida do dia a dia. Como gosto de fazer as coisas por objetivos concretos, meti na cabeça que nesse ano havia de fazer uma maratona. E o blog nasceu na necessidade de partilhar esse caminho rumo ao objetivo com os outros. Acho que é uma boa forma de se estar na vida: aprender e partilhar o que se aprendeu com os outros.

José Guimarães e Carlos Sá

José Guimarães e Carlos Sá durante o Grande Trail da Serra d’Arga

3. Qual foi a preparação que fizeste para a tua primeira maratona e qual foi a sensação de a terminar?

Não sabendo como treinar, confiei nos experts e comprei na internet um plano de treinos de uma conhecida aplicação de acompanhamento de corrida. E – claro – treinei religiosamente durante as 16 semanas de treino. Creio que só não cumpri um ou dois dias desse plano. E os resultados não tardaram a começar a aparecer: menos peso, melhor forma física e as distâncias a aumentar cada vez mais. Com isto, no verão sentia-me perfeitamente preparado para enfrentar o meu primeiro grande objetivo na corrida, o qual concluí com sucesso (o meu sucesso), pois terminei em 3 horas e 38 minutos.

4. E como te iniciaste no Trail Running?

Foi um processo normal. Depois do primeiro objetivo conquistado, pareceu-me normal pensar um bocado no que poderia fazer a seguir. Não me apetecia repetir a maratona só por repetir e fazer tempos nunca foi a minha filosofia enquanto corredor. Assim, e com um bocado de sorte à mistura, calhou ouvir falar do Carlos Sá, que na altura participou com sucesso na sua primeira Marathon des Sables e que ia organizar a primeira edição do Grande Trail da Serra d’Arga, uma localidade lindíssima e perdida lá bem no norte de Portugal. Foi uma experiência inesquecível! Cheguei em último, mas pude saborear o que é vencer pelo simples facto de se conseguir concluir uma prova, em que o próprio Carlos Sá lá está à espera dos últimos para entregar a medalha de finisher. Acabar uma prova de trail running é por si só uma vitória!

Vejam a emoção da chegada à meta do UTMB 2014. O UTMB é uma das provas rainha das ultra-maratonas de montanha. São 170 km de subidas e descidas assustadoras no Monte Branco em condições meteorológicas e de terreno muito complicadas.

5. Qual foi a prova mais difícil em que já participaste?

É difícil avaliar, porque todas as provas são difíceis ou fáceis, dependendo da nossa preparação e da forma como a enfrentamos. Mas tenho “boas” recordações da minha primeira prova na serra da Lousã, onde quase fiquei em hipotermia por causa do mau tempo e da minha falta de equipamento adequado, como tenho da minha participação no Half Ironman de Lisboa, em que acabei sem mais nenhuma força no corpo.

6. Qual é a preparação envolvida para participar numa ultra-maratona?

É necessário acima de tudo preparar o corpo para as dificuldades do terreno, do desnível que se vai enfrentar e da distância. Mas acima de tudo, numa ultra maratona conta muito o fator psicológico, já que estar em prova durante 10, 20 ou 40 horas vai exigir muito foco e treino mental. É preciso querer muito e gostar muito!

José Guimarães no Snow Trail Camp na Serra da Estrela

José Guimarães no Snow Trail Camp na Serra da Estrela

7. O que é necessário do ponto de vista físico e mental para terminar uma ultra-maratona de Trail Running?

O treino psicológico é um treino fundamental para ultra maratonas, já que o nível de dificuldade destas provas é medido não só pela distância, mas pela previsão do tempo que a mesma irá demorar. Sendo provas muito, muito longas, é fundamental que estejamos habituados a estar com nós próprios, sem contar com o apoio motivacional do público, ou com ajudas externas para a hidratação ou nutrição corretas. Há que simular em ambiente de treino aquilo que se espera encontrar em ambiente de prova.

8. Que conselho darias a alguém que seja sedentário e deseje começar a ter uma vida mais activa?

Que comece já! E que procure o acompanhamento de um profissional. Não quer dizer que uma pessoa não possa praticar atividade física sozinha e com isso melhorar o seu estado e capacidade física. Mas quando se quer entrar numa prática regular e – principalmente – quando se tem objetivos concretos em mente (perder peso, correr uma maratona, etc) é importante fazer as coisas com o acompanhamento de um profissional, pois é a forma mais eficaz, mais rápida e certamente mais segura de atingir os objetivos.

José Guimarães no UTMB 2014

Durante o UTMB quando já só (ou ainda) faltavam 3 cumes

9. Que passos deverá dar alguém que já corra, mas pretenda iniciar-se no Trail Running?

Antes de mais é importante perceber que correr em estrada e correr fora de estrada são dois estilos de corrida completamente diferentes. O trail running é por si só uma filosofia de comunhão com a natureza e mesmo com todos os outros atletas que participam numa prova. É muito frequente vermos atletas de trail a ajudar outros em dificuldades, mesmo que isso signifique prejudicar a sua prova. Depois o tipo de treinos terá que se focar muito no desnível, já que são provas tudo menos planas e é mais importante treinar subidas e descidas do que propriamente os quilómetros acumulados em distância. O estado físico perfeito é também muitas vezes trabalhado no ambiente de ginásio, principalmente por quem mora em zonas onde não há desnível para treinar. Finalmente, há um lema muito bonito que é partilhado por todos os que realmente estão no trail running pela sua pureza que é: “Não tires nada a não ser fotografias, não deixes nada a não ser pegadas, não leves nada a não ser lembranças”.

10. Que tipo de treino estás a fazer neste momento?

Neste momento não estou a treinar muita corrida. Como a época de treinos e provas ainda não começou em força (começará em 2017 para mim) estou a trabalhar no ginásio com o objetivo de aumentar a massa muscular, para depois quando começar a treinar e a competir mais à séria, o corpo esteja preparado para aguentar todo o impacto e stress que isso irá provocar. O objetivo? Não ter lesões e desfrutar da corrida (e de outras modalidades) o mais possível, durante muito tempo!

Entretanto o José Guimarães já tem um novo desafio:

Onde encontrar o José Guimarães

Blog: http://www.desedentarioamaratonista.com

Facebook: https://www.facebook.com/DeSedentarioaMaratonista

YouTube: https://www.youtube.com/c/desedentarioamaratonista1

Instagram: https://www.instagram.com/exsedentario/

Written by Koobby
A Koobby é uma plataforma online para a descoberta e reserva de treinos e experiências de bem-estar. Os Clientes podem descobrir novos Profissionais de Exercício Físico e Saúde, fazer o agendamento online e avaliar os profissionais. Os Profissionais podem criar o seu perfil na Koobby, divulgar o seu trabalho e serviços e ser contratados por novos Cliente e fidelizar Clientes actuais. No futuro teremos mais categorias Profissionais na Koobby. #KoobbyFit