Perda de Peso

Tem vontade de perder peso? Então não deixe para… qualquer dia. Que seja hoje o dia em que começa a fazer por isso. Aqui ficam alguns truques para o ajudar.

1. Quando for almoçar/jantar fora com amigos, seja o primeiro a pedir

Estudos recentes comprovam que quando um grupo de pessoas se junta à mesa toda a gente tem tendência a pedir mais ou menos a mesma coisa. Assim, se os seus amigos pedirem batatas fritas você vai acabar por se sentir a ser levado a fazer a mesma coisa. Se for o primeiro a pedir pode escolher uma refeição que se mantenha na linha daquilo que são os seus objectivos alimentares. Se esta opção se revelar de todo impossível tente desviar o assunto da conversa para longe do tema comida. Em vez de perguntar: “o que é que vais comer?”, fale antes sobre trabalho, sobre a família, sobre desporto, qualquer coisa que o ajude a não sentir qualquer pressão na hora de escolher a sua refeição.

2. O ambiente também conta

Sabia que um ambiente com luzes mais suaves, velas, música jazz, faz com que tenhamos menos vontade de comer? Por sua vez, ambientes mais electrizantes e barulhentos têm precisamente o efeito inverso, porquê? Porque falamos menos e comemos mais. Ou seja, se estamos perante um ambiente mais calmo, com música ambiente, velas e afins, sentimo-nos mais relaxados, logo, não só mastigamos mais devagar como conversamos mais com quem está à mesa connosco uma vez que nos conseguimos ouvir na perfeição. Ora, se deixamos os talheres no prato por mais tempo, o cérebro recebe mais rapidamente a informação de que está cheio, ou quase cheio e você termina a refeição. Parece simples, não é?

3. Experimente comer com pauzinhos chineses

Ao contrário dos talheres com que comemos todos os dias, os pauzinhos tornam quase impossível a tarefa de levar comida à boca. Resultado? Não só começará a comer muito mais devagar, como passará a comer muito menos, especialmente se não for Ninja a comer com pauzinhos!

4. Comece cada refeição com… um copo de água

Não só fica hidratado – e já referimos no texto anterior a suprema importância de beber água (hiperligação texto da água) – como fica imediatamente com a sensação de estar mais cheio, o que o vai impedir de comer demais.

5. Lembre-se: Primeiro os vegetais!

Isso mesmo. Deve começar sempre por preencher o seu prato com salada/legumes. Sabia que as 3 primeiras coisas para as quais olhamos quando chegamos a um local que funciona em sistema de buffet, são aquelas com que vamos preencher 66% do prato? Aposto que nunca tinha pensado nisso, mas é mesmo assim. Por isso se começar por preencher os seus 66% forem ocupados por salada ou legumes, estará certamente a garantir que come uma refeição minimamente saudável

6. Mexa-se mais. Faça mais exercício!

Mesmo que ainda não esteja a treinar regularmente, você pode queimar calorias se fizer um esforço extra para se mexer mais durante o dia. Faça uma pausa no trabalho para caminhar um pouco enquanto está a trabalhar; troque o comodismo do elevador pelas escadas e comece a deixar o carro mais longe da porta de entrada do emprego. Pegue em si e vá caminhar um pouco depois do jantar.

7. Não fique com fome durante muito tempo

Ter fome pode ser bom para si, mas andar a passar fome tão e somente em nome do esforço de emagrecer, para depois chegar à noite e estragar tudo com aquela sobremesa que o faz perder a cabeça, não só lhe faz mal como estraga o esforço todo da dieta que possa estar a seguir. Coma com mais regularidade de forma a manter os seus níveis de açúcar e não ter quebras de tensão.

8. Durma e descanse mais

Dormir pouco pode fazer com que coma mais durante o dia, uma vez que está mais horas acordado e, sobretudo, faz com que não sinta energia para fazer exercício físico. Durma pelo menos 7 horas por noite. É uma forma simples e eficaz e que o ajuda a conseguir manter o rumo.

9. Coma uma refeição leve ao jantar

Tente reservar 25% da sua dose diária de calorias para o jantar e faça os possíveis para comer entre 2 a 3 horas antes de se ir deitar. Comer demasiado e demasiado tarde pode fazer com que tenha problemas de digestão, e também problemas de sono.

10. Encha o seu Instagram de fotos de refeições saudáveis

E siga pessoas que fazem o mesmo. Um estudo recente feito em Inglaterra mostra que as pessoas tendem a comer menos e a optar por refeições mais saudáveis depois de verem fotografias de refeições nutritivas nas suas contas nas redes sociais. O Instagram é, por excelência, a rede social das fotografias. Prepare as suas refeições e tire fotografias das mesmas. Use os hashtags certos e… inspire-se, comendo e vivendo de forma saudável.

Written by Koobby
A Koobby é uma plataforma online para a descoberta e reserva de treinos e experiências de bem-estar. Os Clientes podem descobrir novos Profissionais de Exercício Físico e Saúde, fazer o agendamento online e avaliar os profissionais. Os Profissionais podem criar o seu perfil na Koobby, divulgar o seu trabalho e serviços e ser contratados por novos Cliente e fidelizar Clientes actuais. No futuro teremos mais categorias Profissionais na Koobby. #KoobbyFit